Reunião no Flamengo sacramenta criação da Liga Sul-Minas-Rio
MatériaMais Notícias
da bet nacional: Uma reunião na sede do Flamengo, na Gávea, sacramentou a criação da Liga Sul-Minas-Rio. Representantes dos clubes envolvidos assinaram nesta quinta-feira uma ata que dá o pontapé inicial à entidade cujo objetivo é a organização da Copa Sul-Minas-Rio.
da esoccer bet: Gilvan de Pinho Tavares, do Cruzeiro, foi eleito o presidente da nova liga, que conta com 13 participantes: Flamengo, Fluminense, Internacional, Grêmio, Coritiba, Atlético-PR, Cruzeiro, Atlético-MG, Avaí, Figueirense, Criciúma, Chapecoense e Joinville. Paraná e América-MG estão a um passo de entrarem no bloco, mas como não participaram dos encontros, ficarão para um segundo momento.
-Entendemos que há necessidade de se trabalhar nesse sentido. A liga já existiu no passado e deu certo. Agora ela está sendo reinventada. Existem torneios no Brasil nesse modelo e são vitoriosos, como a Copa do Nordeste. Os clubes precisam trabalhar no mesmo sentido que os clubes europeus, disputar torneios dessa importância que vai trazer mais arrecadação, oportunidade de jogos rentáveis – disse Gilvan.
Nilton Macedo Machado, do Avaí, é o vice-presidente. Maurício Andrade, diretor executivo do Coritiba, foi apontado o secretário. O próximo passo é a contratação de um CEO da Liga. O acordo firmado nesta quinta será submetido à aprovação da CBF.
A ideia, por ora, é que a disputa ocorra com dez participantes – dois de cada estado (Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais), além de Flamengo e Fluminense, em, pelo menos, sete datas. Dois grupos de cinco clubes. Mas a realização da disputa já em 2016 ainda não está viabilizada porque é preciso aporte financeiro. Os dirigentes ainda vão discutir, por exemplo, se vão aderir ao uso da Justiça Desportiva ou vão criar um tribunal paralelo e também se a CBF que cuidará da arbitragem ou não.
O presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, já avisou:
– A tendência é que o Flamengo use um time alternativo no Carioca.
Estiveram presentes no encontro desta quinta, por exemplo, Delfim Peixoto, presidente da Federação Catarinense, Mario Celso Petraglia, presidente do Atlético-PR, Gilvan Tavares, do Cruzeiro, Daniel Nepomuceno, do Atlético-MG, Peter Siemsen, do Fluminense, Nilton Machado, do Avaí, Wilfredo Brillinger, do Figueirense, e Romildo Bolzan, do Grêmio.